Notícias

Unidades de saúde em Recife começam a aplicar vacina para rotavírus

08/03/2006 | 5985 pessoas já leram esta notícia. | 4 usuário(s) ON-line nesta página

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A vacina contra o rotavírus humano estará disponível a partir de hoje (8) para bebês da capital pernambucana. Ela será aplicada nas 103 unidades do Programa Saúde da Família, distribuídas nos seis distritos sanitários do Recife.

Incialmentem, a imunização atingirá cerca de 10% da população menor de um ano de idade. A prefeitura da cidade calcula em 24 mil o número de crianças nessa faixa etária. O Ministério da Saúde enviou ao município 2.150 doses da vacina, que previne diarréias, vômitos e febres, causados por rotavírus em crianças menores de cinco meses.

A diretora de Atenção à Saúde do Recife, Tereza Campos, explicou que o produto ficará permanentemente nos postos de saúde, já que não se trata de uma campanha. "A idéia é a de que a vacina faça parte do calendário rotineiro de imunização das crianças de dois a cinco meses, para prevenir infecções futuras", enfatizou.

A proteção contra o rotavírus será ministrada em duas doses por mais de dois mil profissionais, capacitados para aplicar a vacina oral. O produto não é indicado para crianças com má formação congênita, doenças crônicas gastrintestinais, vírus HIV e quadro de febre de moderada a grave.

 

Fonte Agência Brasil