Marco fundamental para a democracia, a luta contra a corrupção e a impunidade no Brasil, a Lei da Ficha Limpa será um dos temas discutidos durante o XII Congresso Brasileiro de Direito do Estado, no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, numa edição especial em homenagem ao Ministro Carlos Ayres Brito. O evento vai reunir dias 23, 24 e 25 de maio, os principais juristas nacionais nas áreas do direito administrativo, tributário e constitucional.
No dia 23, as conferências de abertura serão feitas pelo jurista Celso Antônio Bandeira de Mello que irá proferir a palestra "Controle da Discricionariedade Administrativa no Direito Brasileiro: O conteúdo mínimo da Discricionariedade". Em seguida a professora da USP, Maria Sylvia Zanella di Pietro apresentará o tema "O Novo Regime Diferenciado das Contratações Públicas."
A tarde o tema central do congresso será " Repercussões Administrativas da Lei da Ficha Lima". As palestras se iniciarão, a partir das 14 horas, com a mestre em Direito Público pela UFPE/EUSAL e Procuradora do Município de Salvador, Angélica Guimarães, que vai falar sobre Ficha Limpa e Responsabilização do Gestor nas Licitações e Contratos: Limites, Cautelas e Requisitos. Em seguida, a professora de Direito Administrativo do PUC-SP e Ex-Assessora Jurídica do Tribunal de Contas de São Paulo, Weida Zancaner vai discorrer sobre "Restrições Éticas á nomeação de Servidores para Cargos de Confiança: Aplicabilidade dos Critérios da Lei da Ficha Limpa."
Controle Público: Novos Temas este é o enfoque central dos debates que fecharão a programação do dia 23 de maio. As palestras se iniciarão, a partir das 16h30min, com a exposição da professora Raquel Melo Urbano de Carvalho. A advogada, que também é Procuradora do Estado de Minas Geras, vai falar sobre Nova Lei de Acesso à Informação Pública (Lei Nº 12.527/2011): Alcance e Eficácia como Instrumento de Controle da Administração Pública.
Os trabalhos prosseguem com o Professor de Direito Administrativo da UFBA e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público e do Instituto de Direito Administrativo da Bahia, Paulo Modesto. O advogado vai apresentar o tema Controle da Previdência Complementar dos Servidores Públicos: Implicações da aprovação do Novo Regime de Previdência.
E encerrando a programação dos debates, o professor Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo - USP, e Procurador do Estado do RJ, Alexandre Aragão, que vai falar sobre Controle da Discricionariedade Normativa no Direito Brasileiro: Desvio de Finalidade na atividade Legislativa e Reguladora.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.direitodoestado.com.br/de , ou pelo telefone (71) 2101-5246 ou 08007075246.
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...
STF decide que recebimento de honorários por procuradores de SP deve observar teto ...