A nascente principal do Rio S&ão Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, no munic&ípio de S&ão Roque de Minas, regi&ão centro-oeste do estado, secou pela primeira vez, em decorr&ência daquela que j&á &é considerada a pior estiagem da hist&ória no Sudeste brasileiro. A situa&ç&ão, confirmada ontem pelo chefe da unidade de conserva&ç&ão, Luiz Arthur Castanheira, coloca em alerta todas as comunidades ribeirinhas para a possibilidade de racionamento de &água ao longo do chamado Rio da Integra&ç&ão Nacional, o maior curso d&’&água que nasce e des&água em territ&ório brasileiro, estendendo-se por 2.700 quil&ômetros, em cinco estados (Minas, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe). Sua bacia hidrogr&áfica alcan&ça 504 munic&ípios, incluindo cidades de Goi&ás e o Distrito Federal.
&"Ter&ão de ser adotadas, imediatamente, medidas para se promover o uso racional da &água na bacia&", alerta o presidente do Comit&ê da Bacia Hidrogr&áfica do Rio S&ão Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, lembrando que a situa&ç&ão cr&ítica das nascentes tamb&ém reflete no n&ível cr&ítico dos reservat&órios das usinas hidrel&étricas, como Tr&ês Marias, que est&á com apenas 6% da capacidade. Miranda considera que o secamento de nascentes e a dr&ástica redu&ç&ão no volume do rio devem servir como advert&ência para que o governo revise as outorgas de &água e o funcionamento das usinas hidrel&étricas ao longo da bacia.
&"&É preciso que o poder p&úblico considere esta situa&ç&ão como um sinal de alerta para a necessidade de mudan&ças no modelo da matriz energ&ética do Rio S&ão Francisco e de mudan&ças no programa de concess&ão de outorgas&", alertou. Segundo ele, o comit&ê vai procurar estabelecer acordo entre os entes da Federa&ç&ão (esferas federal, estadual e municipal) para maior controle da retirada de &água do Velho Chico. &"Precisamos de um grande pacto em torno do uso das &águas da bacia, abrangendo todos os Poderes. Hoje, s&ó se olha para as demandas, mas temos que observar o aspecto da sustentabilidade. O rio n&ão tem &água para todo mundo&", afirma Miranda.
O chefe do parque nacional afirma que &é a primeira vez na hist&ória que a nascente principal seca, uma realidade que &"deixou todo mundo assustado&" e impressionou antigos funcion&ários do parque. Por&ém, ele acredita que a situa&ç&ão tende a se normalizar com o fim da estiagem.
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...
STF decide que recebimento de honorários por procuradores de SP deve observar teto ...
Ministro André Mendonça define que ICMS dos combustíveis deve adotar cobrança unifo...
STF afasta incidência do IR sobre pensões alimentícias decorrentes do direito de fa...
Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do STF, confirma participação na mesa de encer...
STF: União usurpou competência dos Estados e lei que proibia prisão disciplinar de ...
Abertura das investigações contra autoridades com prerrogativa de foro sujeita-se a...